Saiba os sintomas que a embreagem apresenta quando está estragada ou ruim:
1 - Ruído de algo arranhando: Quando você faz a troca de marchas e, mesmo pisando fundo no pedal da embreagem, ouve aquele ruído de ferro com ferro, é sinal de que o conjunto não está abrindo o suficiente para parar o câmbio.
2 - Pedal duro: Você pisa no pedal da embreagem e ele está pesado, duro. Este é um sinal de que existe desgaste entre o atuador e as molas do platô.
3 - Sem curso: O carro deve começar a se movimentar quando o pedal da embreagem estiver na metade do seu curso. Se o carro anda apenas com o pedal muito “aqui em cima”, quando se está quase tirando o pé, é sinal de que desgaste é grande.
4 - Saindo rápido: Quando o veículo se movimenta com o pedal muito próximo do assoalho, o problema é de falta de sangria (ar no sistema hidráulico) ou regulagem do cabo (para veículos com cabo) e, neste caso, não é necessário substituir nenhuma peça.
5 - Carro trepidando: Se quando você muda de marcha seu carro sai trepidando, também é sinal de problema: existe empenamento ou do platô ou do disco.
6 - Ou patinando: Ao tentar subir uma ladeira, você sente que o carro ficou sem força, mas a rotação do motor foi lá para cima. Isso significa que sua embreagem está desgastada e possivelmente queimada. Geralmente, depois desta situação, o disco da embreagem exala um cheiro característico de amianto queimado, que permanece um bom tempo dentro e fora do veículo.
Comentários
Postar um comentário