Biela. Qual é a sua função?
O seu carro ou moto apresenta algum problema no motor, você leva no mecânico e aí ele te fala que o defeito é na biela. Para muitas pessoas, especialmente os leigos em questões mecânicas de automóveis e motocicletas, isso não representará nada informativo. Afinal de contas, o que é a biela?
Basicamente, biela é qualquer peça de uma máquina que tem a função de transmitir ou transformar um movimento retilíneo alternado em um movimento circular contínuo.
Em veículos com motor de combustão interna, como carros e motos, a biela é a peça responsável por transmitir a força gerada na câmara de combustão, recebida pelo pistão, para a árvore de manivelas, também chamada de virabrequim – que tem a função de gerar e enviar torque, força e rotação ao sistema de transmissão.
Basicamente, biela é qualquer peça de uma máquina que tem a função de transmitir ou transformar um movimento retilíneo alternado em um movimento circular contínuo.
Em veículos com motor de combustão interna, como carros e motos, a biela é a peça responsável por transmitir a força gerada na câmara de combustão, recebida pelo pistão, para a árvore de manivelas, também chamada de virabrequim – que tem a função de gerar e enviar torque, força e rotação ao sistema de transmissão.
Como funciona?
As bielas são hastes metálicas que conectam os pistões ao virabrequim, convertendo o movimento de subida e descida do primeiro em um movimento rotativo, no segundo. Geralmente, é feita de aço forjado, assumindo determinadas formas e tamanhos diferentes conforme o tipo e configuração de cada motor.
A biela é a peça responsável por levar o movimento do pistão ao virabrequim.
A parte superior da biela, também chamada de pé, fica fixada ao pistão, por meio de um pino que permite à peça oscilar lateralmente, enquanto se move para cima e para baixo. Já a parte inferior da biela, ou cabeça, fica conectada ao virabrequim, transferindo para o mesmo um movimento circular.
Assim, a biela é a peça responsável por levar o movimento do pistão, que é gerado dentro da câmara de combustão, ao virabrequim, que é que fornece a rotação ao sistema de transmissão do motor. Ou seja, é uma peça fundamental para a movimentação do motor.
Possíveis problemas
Exatamente por esta função, maiores problemas na biela podem resultar em um mal funcionamento do veículo, com o motor perdendo sincronia, o que é conhecido como “motor batendo”, podendo gerar consequências graves a diversos componentes do carro ou moto.
São diversas as possíveis causas de desgaste na biela, entre elas: motor desregulado, andando fora do ponto ideal; gasolina de qualidade ruim; não trocar óleo dentro do prazo correto, ou mesmo colocar um óleo de tipo inadequado, ou de qualidade ruim; rodar com o motor fora do giro ideal; uma troca de peça, como virabrequim ou pistão, inadequada, sem balancear o conjunto; entre outras.
Um dos sinais de um possível problema na biela é o barulho de motor batendo. Este ruído provavelmente será maior com o veículo ainda frio, podendo até mesmo desaparecer com certo tempo de funcionamento, mas isso não significa que o problema passou.
A única forma de saber com certeza se o defeito é na biela é desmontando o motor, e verificando de maneira direta. Por isso, qualquer sinal de mau funcionamento, ou até mesmo um barulho estranho, leve seu veículo imediatamente a um mecânico de confiança, para verificar o que está errado. Deixar para lá pode agravar o problema, e aumentar os custos do reparo.
Fonte: Portal Auto
As bielas são hastes metálicas que conectam os pistões ao virabrequim, convertendo o movimento de subida e descida do primeiro em um movimento rotativo, no segundo. Geralmente, é feita de aço forjado, assumindo determinadas formas e tamanhos diferentes conforme o tipo e configuração de cada motor.
A biela é a peça responsável por levar o movimento do pistão ao virabrequim.
A parte superior da biela, também chamada de pé, fica fixada ao pistão, por meio de um pino que permite à peça oscilar lateralmente, enquanto se move para cima e para baixo. Já a parte inferior da biela, ou cabeça, fica conectada ao virabrequim, transferindo para o mesmo um movimento circular.
Assim, a biela é a peça responsável por levar o movimento do pistão, que é gerado dentro da câmara de combustão, ao virabrequim, que é que fornece a rotação ao sistema de transmissão do motor. Ou seja, é uma peça fundamental para a movimentação do motor.
Possíveis problemas
Exatamente por esta função, maiores problemas na biela podem resultar em um mal funcionamento do veículo, com o motor perdendo sincronia, o que é conhecido como “motor batendo”, podendo gerar consequências graves a diversos componentes do carro ou moto.
São diversas as possíveis causas de desgaste na biela, entre elas: motor desregulado, andando fora do ponto ideal; gasolina de qualidade ruim; não trocar óleo dentro do prazo correto, ou mesmo colocar um óleo de tipo inadequado, ou de qualidade ruim; rodar com o motor fora do giro ideal; uma troca de peça, como virabrequim ou pistão, inadequada, sem balancear o conjunto; entre outras.
Um dos sinais de um possível problema na biela é o barulho de motor batendo. Este ruído provavelmente será maior com o veículo ainda frio, podendo até mesmo desaparecer com certo tempo de funcionamento, mas isso não significa que o problema passou.
A única forma de saber com certeza se o defeito é na biela é desmontando o motor, e verificando de maneira direta. Por isso, qualquer sinal de mau funcionamento, ou até mesmo um barulho estranho, leve seu veículo imediatamente a um mecânico de confiança, para verificar o que está errado. Deixar para lá pode agravar o problema, e aumentar os custos do reparo.
Gostou do Conteúdo?
Deseja receber mais noticias sobre mecânica veicular?
Fonte: Portal Auto
Comentários
Postar um comentário